Re: [shell-script] Padronização do código

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Padronização do código
Date: Tue, 18 Feb 2014 11:09:09 -0300

Acho que as dicas do Aurélio são muito boas, apesar de discordar de algumas poucas:

» O sistema só usa variáveis em letras maiúsculas, portanto se vc usar maiúsculas, é grande a possibilidade de criar uma que tenha homônima no sistema (já vi isso ocorrer diversas vezes e é um erro enjoado de localizar). Uso somente a 1ª letra de cada palavra em maiúscula para facilitar o entendimento. É muito mais fácil entender que ContLin é um contador de linhas do que contlin;

» Acho que o uso de colchetes no lugar do test, torna o código mais elegante e mais legível;

» Se vc pensar bem, verá que o operador lógico || equivale a um else sem if. Assim sendo, sou amplamente favorável ao seu uso. Como vc prefere?

if test ! -d dir
then
    mkdir dir
    cd dir
fi

ou

[ -d dir ] || mkdir dir
cd dir

Para uma pessoa ser considerada programador em Shell tem de saber que [..] representa o cmd test e tem de conhecer o uso de operadores básicos como || e &&.

Por falar nisso, acho muito interessante que um cara para programar em python, java, perl, PHP, ... passa um tempão aprendendo a linguagem para se aventurar a escrever or primeiros programas básicos. Em Shell, o cara vai na Internet, procura algo parecido com o que ele precisa e sai ajustando por tentativa e erro até chegar a um resultado parecido com o que ele queria.

A pergunta que mais escuto de meus amigos (todos cobras criadas em Linux) é:
- Julio dá para fazer em Shell ...
Nem espero a pergunta terminar, vou logo dizendo:
- A pergunta não é essa. A pergunta é: qual é a melhor forma de fazer iso, assim, assim em Shell, pq sempre existirão diversas formas de executar a mesma tarefa.

É muito raro alguém se dedicar a aprender Shell e o usos desses operadores, de expansão de parâmetros e coisas mais rebuscadas é que separam o profissional do curioso.

Abcs,
Julio
@juliobash

Próximos cursos de Shell

Cidade

Local

Período

Curitiba

SoftSell

17-21/02

Rio de Janeiro

EDX

10-14/03

Dou treinamento de shell em qualquer cidade.
Para detalhes, entre em contato por email ou
echo 436233889341364416673541503686485725801923229706P | dc