Re: [shell-script] Re: Condicional em comandos no ash ou bourne shell

From: Alfredo Casanova
Subject: Re: [shell-script] Re: Condicional em comandos no ash ou bourne shell
Date: Thu, 20 Apr 2017 16:32:49 +0000

Andre, não precisa testar em um if. Você pode usar os operadores lógicos && (AND) e || (OR).

Assim:
ls *.mp3 || echo "Nenhum arquivo mp3 encontrado"

o OU será executado caso o ls *.mp3 não retorne arquivos

ou:

grep -q username /etc/passwd && echo "Usuario encontrado" || echo "Usuario nao encontrado"