GUI para acesso à VPN

From: Fernando
Subject: GUI para acesso à VPN
Date: Fri, 24 Sep 2010 19:41:57 -0300

Amigos,

É com prazer que envio meu primeiro pedido de ajuda para a lista. :)

Estou fazendo um script que servirá como uma GUI para acesso à uma VPN. Como
o código tem um tamanho razoável e está identado, postei no pastebin ->
http://pastebin.com/08i8hd5x

A idéia é ter um script que rode bem ao dar um duplo-clique num atalho
através do Gnome. Ou seja, não o invocarei a partir de um shell, mas sim do
ambiente gráfico (por isso usei gksudo em alguns pontos), mas estou
enfrentando alguns problemas.

*Histórico:*

Tenho um host que utiliza um produto de servidor VPN. O daemon ao qual me
refiro no script é justamente o que provê esta conexão. Toda configuração do
daemon é externa ao script (usuário para logar na VPN, IP do servidor, etc).
Fica num arquivo .conf em /etc. Então o script não é exatamente uma GUI para
o cliente VPN, mas sim um "facilitador" para agilizar o que mais faço quando
conecto à esta VPN (uso do RDP e SMB).

*Problemas:*

*1. *Para levantar o serviço eu preciso de permissões de root. Como vou
executar este script diretamente no X (atalho no desktop mesmo), usei o
gksudo. Ao digitar a senha, tudo funciona, o problema é que nas próximas
vezes que eu uso o gksudo, ele não guarda a senha em cache (como o sudo faz,
num script executado na CLI), mesmo selecionado para "Salvar durante a
sessão". Então toda vez que uso o gksudo pelo script, preciso reinformar a
senha.

*2.* A progress bar do zenity, na linha 44, não está funcionando como
deveria. Eu queria que ela fosse enchendo enquanto o serviço levantasse.
Deveria coincidir o 100% da barra com o término do comando "gksudo
/etc/init.d/kerio-kvc start", mas a barra enche primeiro. Além disso, se eu
usar a opção --auto-close do Zenity, a barra mal aparece.

*3.* Na opção de montar o compartilhamento, na verdade eu só queria
acessá-lo pelo nautilus, mas não consegui de maneira automatizada. Ao
acessar um compartilhamento SMB pelo nautilus (smb://server/share), são
pedidos interativamente nome de usuário, senha e domínio e não achei uma
forma de scriptar isso. Então fui obrigado a usar o smbmount, mas preciso de
permissão de root e ainda esbarro no problema 1, de quer que digitar a senha
novamente.

Bom, esses são os problemas mais graves. Gostaria muito da ajuda de vocês
neste caso, que tá sendo uma experiência legal pra mim, que não tinha
trabalhado ainda com scripts diretamente no X (muita coisa muda, ao meu
ver).

Um abraço!

Att,

@Fernando Mercês <http://twitter.com/FernandoMerces>