Pesquisando e manipulando strings

From: Adonai Silveira Canez
Subject: Pesquisando e manipulando strings
Date: Wed, 29 Feb 2012 10:13:41 -0300

Pessoal, eu tenho um arquivo com o conteudo que está abaixo e preciso gerar
um arquivo que contenha apenas a matricula e o username do email separados
por ponto-e-virgula

Arquivo entrada:
                                        document.write('<a
href=/localizapessoas/bancodedados/FuncNome3.asp?matricula=035983>');
href="mailto:address@hidden";>address@hidden
                                        document.write('<a
href=/localizapessoas/bancodedados/FuncNome3.asp?matricula=053817>');
href="mailto:address@hidden";>address@hidden
                                        document.write('<a
href=/localizapessoas/bancodedados/FuncNome3.asp?matricula=013653>');
href="mailto:address@hidden";>address@hidden
                                        document.write('<a
href=/localizapessoas/bancodedados/FuncNome3.asp?matricula=052519>');

Arquivo Saida:
035983;adelia
053817;adeliamm
013653;ademilde.pires
056760;ademilson

Como eu processo esse texto para conseguir essa saida, qual comando usar?
Imagino que o awk ou o sed façam isso, mas ainda não sei como trabalhar com
eles, só sei o básico, inclusive gostaria de indicação de um bom livro
sobre o assunto shell script.